Ao passar por sua cidade, é comum se deparar com diversos escritórios de advocacia onde o nome do escritório está acompanhado do termo “associados”. Para o Dr. Bruno Burilli, esse termo indica um aspecto muito importante sobre o modelo de gestão escolhido para os escritórios e, apesar de ser um termo comum, muitas pessoas ainda não o conhecem. Para entender melhor o que é e os principais aspectos de um escritório de advogados associados, continue lendo este artigo!
Escritório de advogados associados: o que é?
Para que seja possível ter uma empresa no Brasil, existem diversas possibilidades com características específicas e únicas. De acordo com o Dr. Bruno Burilli Santos, ao abrir um escritório de advocacia é preciso fazê-lo através da abertura de uma Pessoa Jurídica. No entanto, ao invés dessas sociedades serem regidas pelo código civil elas são regulamentadas pela Ordem dos Advogados no Brasil, a OAB.
Dentro dos modelos de sociedades disponíveis, um dos mais comuns é o de escritório de advogados associados. De acordo com Bruno Burilli Santos, esse modelo de sociedade consiste em uma relação de colaboração entre advogados para o bom funcionamento de um escritório.
Como funciona?
Para entender melhor sobre como a estrutura de advogados associados funciona é necessário compreender que um escritório de advogados associados funciona a partir da atuação conjunta de advogados. Além de compartilhar recursos, auxiliar um ao outro na atuação em processos de diferentes áreas do Direito das quais são especializados é outra característica desse tipo de negócio.
Principais vantagens desse modelo
De acordo com o Dr. Bruno Burilli, entre as principais vantagens de ter um escritório de advogados associados está a possibilidade de oferecer diversos serviços jurídicos, contar com um segundo profissional para ter mais segurança nos processos, atender um número maior de clientes e suas diferentes necessidades.
Um ponto muito importante a ser considerado por você que é um advogado e deseja abrir um escritório de advogados associados, é que esse modelo também permite uma atuação mais experiente na representação de sua defesa em casos jurídicos. Afinal, ao invés de contar com apenas um advogado especialista, é possível contar com uma equipe que atua em conjunto.
Nesse sentido, além de tomar as melhores decisões de representação, é interessante notar que em modelos de escritórios advogados associados permite uma maior confiança na legalidade da sociedade. Algo muito importante para evitar a corrupção nesse meio tão importante para todas as pessoas que precisam contar com um profissional ético, transparente e confiável.