Onde tem Arquitetura e Urbanismo, o CAU/SC está. A prova disso foram os eventos realizados na segunda quinzena de junho. O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina organizou, apoiou e sediou reuniões. Participou de convenção, festival, megaevento e reuniões do CAU/BR.
Fórum de Presidentes
Os eventos começaram com a importante reunião mensal do Fórum de Presidentes. É quando os presidentes de todos os CAU/UFs se encontram para tomar decisões e compartilhar cases, por exemplo. “É um fórum de discussão, onde passam todos os assuntos relativos à atividade de Arquitetura e Urbanismo. Uma instância deliberativa que pode propor pautas a serem discutidas na Plenária do CAU/BR. É um momento muito importante de encontro entre todos os CAU/UFs, representados por seus presidentes. Para o CAU/SC foi uma honra receber essa reunião”, disse o presidente do Conselho em Santa Catarina, o arquiteto e urbanista Carlos Barbosa. Foram dois dias de reunião, 20 e 21 de junho, e importantes assuntos abordados. Leia quais foram esses assuntos na reportagem e veja as fotos na galeria no site.
Convenção AsBEA
O CAU/SC foi apoiador institucional da Convenção Nacional da AsBEA, em Florianópolis, entre os dias 19 e 21 de junho. A Comissão de Exercício Profissional, a CEP-CAU/SC fez apresentações nos intervalos das palestras e ficou no estande recebendo os arquitetos e urbanistas presentes. Foram quatro momentos de fala e a comissão abordou o que o CAU faz pelos profissionais e que muitos deles não sabem. Explicou o trabalho do conselho, quais momentos e formas do profissional usar o apoio do CAU/SC. “Nosso objetivo é a aproximação aos arquitetos, principalmente os arquitetos de interiores, para mostrar o que o CAU/SC tem de bom para eles. O Conselho trabalha para fazer o melhor aos arquitetos. Um exemplo é a RRT mínima que poucos conhecem, infelizmente. Em eventos conseguimos acessar muitos profissionais ao mesmo tempo”, disse a coordenadora da CEP-CAU/SC, a arquiteta e urbanista Eliane de Queiroz Castro.
Festival de Arquitetura
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina esteve presente no Festival de Arquitetura de Florianópolis 2024. O evento teve como tema “Cidade como palco da vida” e realizou diversas ações na Ilha de Santa Catarina. O CAU/SC, além de ser apoiador, programou um evento nos dias 21 e 22 de junho. Como ação principal: a Exposição dos vencedores das cinco últimas edições da Premiação Acadêmica. A abertura da exposição foi no fim do dia 21 de junho, quando foi possível entrar na sede do CAU/SC da Avenida Rio Branco e ver os trabalhos premiados. Acesse os fotos, clicando aqui.
CAU/SC no Summit Cidades
O CAU/SC levou o Diálogos Urbanos para o Summit Cidades 2024 pelo segundo ano consecutivo. Organizado pela Comissão de Políticas Urbanas e Ambientais (CPUA-CAU/SC), o dia 24 de junho foi o “Dia CAU’ com palestras e debates sobre assuntos fundamentais para todos que pensam as cidades.
O Diálogos Urbanos foi pensado especialmente para arquitetos e urbanistas que estavam no Summit Cidades, mas foi aberto para todos que se interessam pelos assuntos abordados. Os participantes tiveram acesso a palestras e debates sobre Planejamento e Urbano e Gestão de Risco, Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social e sobre a Experiência do Licenciamento Simplificado em Florianópolis.
Além das palestras e painéis, o CEAU – Colegiado de Entidades de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina – que reúne o CAU/SC, AsBEA-SC, IAB/SC e SASC – esteve com um estande durante todos os três dias do evento, para divulgar as ações voltadas para Arquitetura e Urbanismo no contexto das cidades.
CAU Portas Abertas em Balneário Camboriú
Eventos climáticos são bem comuns em Santa Catarina e as enchentes foram o principal assunto da palestra do Dr. Aksel Ersoy, no dia 27 de junho, organizada pelo CAU/SC. Foi uma grande oportunidade de aprender mais sobre o assunto ao ouvir tudo o que o professor assistente em Gestão de Desenvolvimento Urbano, da holandesa Delft University of Technology, tem para compartilhar.
Com o título “Adapting a Systems Perspective for Sectoral Coordination: Approaching Flood Resilience”, que em tradução livre é “Adaptando uma perspectiva sistêmica para a coordenação setorial: abordando a resiliência a enchentes”, Aksel compartilhou exemplos e assuntos que estuda há um tempo.
Além de professor na Faculdade de Arquitetura, Department of Management in the Built Environment, ele estuda a complexa relação entre as transformações sociais e econômicas que ocorrem em economias em desenvolvimento, cidades metropolitanas e o ambiente construído. Aksel une a combinação de teorias e abordagens na disciplina de planejamento, geografia e etc.
Sua tese de doutorado explorou dois conjuntos de teorias sobre o crescimento econômico local, ou seja, a teoria do crescimento endógeno dos economistas e as teorias institucionais dos geógrafos econômicos e da sociologia. Recentemente, seu interesse se direcionou para a governança da ‘cidade inteligente’, resiliência urbana, infraestrutura urbana e a economia circular.