De acordo com Cleiton Santos Santana, expert há 20 anos nos setores de energia, o Brasil está a caminho de se tornar um líder global no mercado de hidrogênio verde, um combustível essencial para a transição energética e a descarbonização de setores industriais e de transporte pesado. A recente sanção da Lei do Combustível do Futuro marca um avanço decisivo no incentivo à produção de combustíveis sustentáveis e fortalece a posição do hidrogênio verde na matriz energética do país.
Saiba mais o que faz do hidrogênio verde um motor de competitividade para o Brasil no cenário global.
Como o Brasil está incentivando a produção de hidrogênio verde?
A Lei do Combustível do Futuro estabelece incentivos significativos para a produção e utilização de hidrogênio verde. O governo brasileiro alocou R$ 18,3 bilhões em incentivos fiscais a serem distribuídos entre 2028 e 2032, com o objetivo de fomentar a produção e o consumo deste combustível. Segundo Cleiton Santos Santana, a criação de um novo marco regulatório para o hidrogênio verde oferece segurança jurídica e atrai investidores para o setor, aumentando a capacidade do Brasil de gerar e exportar esse recurso.
Além dos incentivos financeiros, o governo brasileiro está incentivando o uso de fontes renováveis, como energia solar e eólica, para produzir hidrogênio verde. O Brasil também explora o uso do etanol como matéria-prima para a produção desse combustível, embora esse processo gere emissões relativamente maiores. Contudo, essa alternativa é mais limpa do que o hidrogênio cinza, feito a partir de gás natural, e aproveita os recursos abundantes do país.
Quais setores podem se beneficiar do hidrogênio verde no Brasil?
O hidrogênio verde tem um potencial para descarbonizar setores como a indústria de aço, cimento e o transporte pesado, áreas onde a transição para fontes de energia limpa é desafiadora. O hidrogênio verde pode substituir combustíveis fósseis e reduzir o impacto ambiental desses setores. Como Cleiton Santos Santana aponta, com a estruturação da cadeia de hidrogênio verde, o Brasil pode oferecer uma alternativa sustentável e competitiva para suprir a demanda de indústrias globais em busca de descarbonização.
Outro setor que pode ser beneficiado é o de transporte. A substituição de combustíveis tradicionais por hidrogênio verde não só reduziria as emissões de carbono, mas também contribuiria para uma logística mais limpa e eficiente. Com o fortalecimento de terminais de armazenamento e exportação, como o terminal de biometano no Porto de Paranaguá, o Brasil tem condições de aumentar sua capacidade de escoamento de combustíveis sustentáveis, consolidando-se como um fornecedor de soluções para a logística verde.
Como o Brasil pode competir no mercado global de hidrogênio verde?
A abundância de recursos naturais, como luz solar e ventos, oferece uma vantagem competitiva para o Brasil na produção de hidrogênio verde a custos mais baixos do que em outras regiões. Essa vantagem natural é essencial para reduzir os custos de produção, um fator decisivo no mercado global de hidrogênio. Conforme Cleiton Santos Santana sugere, a posição geográfica estratégica do Brasil facilita o escoamento para mercados da Europa e da América do Norte, onde há alta demanda por alternativas sustentáveis.
Outro ponto importante para a competitividade do Brasil no mercado global é a construção de uma infraestrutura eficiente para armazenar e transportar hidrogênio verde. A regulamentação adequada e a criação de políticas de incentivo garantem a infraestrutura e os recursos humanos necessários para o desenvolvimento do setor. Se o Brasil continuar a investir na expansão e modernização de sua infraestrutura, poderá se destacar como um dos principais exportadores de hidrogênio verde.
Por fim, o expert Cleiton Santos Santana ressalta que com a sanção da Lei do Combustível do Futuro, o Brasil deu um passo para se tornar um dos líderes globais na produção de hidrogênio verde. Aproveitando suas fontes renováveis abundantes e investindo em infraestrutura e incentivos fiscais, o país fortalece sua posição como fornecedor de soluções para a descarbonização industrial e de transporte. Assim, o Brasil pode se destacar pela capacidade de competir em um mercado que valoriza a sustentabilidade.